04 Pontos para Entender a Jornada do Cliente
Você sabe o que é a Jornada do Cliente? Já ouviu falar?
Conhecer a Jornada do Cliente ou “Jornada de Compra” é fundamental para qualquer negócio, seja físico ou digital. Entenda melhor o que é e suas implicações.
O Que é a Jornada do Cliente ?
A “Jornada do Cliente” é o caminho conhecido (através de dados) que um potencial cliente percorre para realizar uma ação de compra.
A jornada de compra abrange todas as interações que um consumidor tem com uma marca, desde o reconhecimento inicial até a compra e o suporte pós-venda. Inclui pontos de contato em vários canais, influenciando sua percepção e fidelização. Compreender e otimizar essa jornada é crucial para oferecer uma experiência perfeita e satisfatória ao cliente.
As pessoas na internet costumam a comprar de empresas ou pessoas que conhecem e confiam. Sabendo disso, qual a possibilidade de uma pessoa comprar ou negociar com uma empresa em que não sabem quase nada?
Eis a importância da Presença Web e dos Anúncios online.
Avante veremos os passos da Jornada do Cliente em 04 fases:
Fase de Reconhecimento
O Primeiro passo da jornada é o reconhecimento: Estudos realizados pelas maiores empresas de marketing atualmente, sinalizam que um potencial cliente precisa ter tido contato agradável pelo menos três vezes com uma marca ou produto que não conhecem para considerá-la.
Antes da Consideração, é preciso exposição, alcance e transmitir uma boa mensagem da empresa.
Fase de Consideração
O Momento da consideração somente é possível após a fase de reconhecimento. O Potencial cliente já teve contato com a empresa ou produto e assim, resolve considerá-lo.
Nesta fase ele passa a reconhecer a empresa e a se interessar com mais afinco sobre os produtos/serviços. Esse é o momento de apresentar ao possível cliente os benefícios de seu produto ou empresa.
Ele já a conhece e passou a considerá-la uma opção no mercado.
Fase de Compra
Enfim, o Momento da compra chegou!
O Momento da compra deve estar alinhado com a necessidade e momento do cliente (Na hora certa e no momento certo). Além é claro de somente ser possível, após o reconhecimento e a consideração.
É nesta hora que tudo deve ser perfeito, a venda e a entrega do produto/serviço deve ser excepcional. Um cliente satisfeito irá certamente avançar ao próximo passo.
Fase de Fidelização
Após o cliente concluir a compra e receber o produto/serviço. Entra o processo da fidelização, onde os esforços são em mantê-lo como seu cliente.
Saberá que deu certo quando ele ajudar a divulgar a empresa, com qualificações positivas e até mesmo com boas indicações.
Mas isso não é tudo. O Processo deve ser contínuo – Quanto mais pessoas no topo do funil, mais chegam ao objetivo final.
É a lei da semeadura “quanto mais você planta, mais colhe” – Simples Assim!